Cases Data Center

Data Center – Banco Rural

Data Center – Banco Rural

SOBRE A EMPRESA

 

O Banco Rural, presente no mercado financeiro nacional há 46 anos, atua no segmento midle e possui como uma de suas maiores expertises a concessão de crédito para pequenas e médias empresas, com faturamento anual entre R$ 50 milhões e R$ 100 milhões. Além disso, o Banco Rural oferece soluções de investimento para clientes pessoas físicas, jurídicas e institucionais, bem como serviços de câmbio para empresas importadoras e exportadoras. O atendimento direto, ágil e próximo aos clientes é o diferencial do Banco Rural, que, por meio de uma rede de 26 agências focadas no segmento corporativo e 18 escritórios voltados para o varejo, totaliza 44 pontos de atendimento e está presente em todo o território nacional.

 

DESAFIOS

 

Construir um data center moderno de forma rápida e eficiente, que atendesse às expectativas dos diferentes públicos do Banco Rural envolvidos no processo, entre acionistas, alta direção e profissionais de TI. Todo esse investimento, em meio à crise e instabilidade econômica que o mercado mundial enfrentou em meados de 2009.

 

SOLUÇÃO

 

A Digicomp e o Banco Rural encontraram, na parceria, a solução para realizar o projeto. O ambiente data center foi pensado e implantado através de modernas práticas construtivas e rigorosas normas de qualidade, privilegiando segurança de acesso, privacidade de dados e redução de riscos operacionais em uma sofisticada estrutura. Com profissionais capacitados, conhecimentos técnicos constantemente atualizados e através de trabalho motivacional com as equipes envolvidas.

 

RESULTADO

 

“O Banco Rural tornou-se referência em data center. Começamos a ser visitados por empresas ligadas ao setor financeiro e temos recebido solicitações de visita de profissionais que querem conhecê-lo.” O novo data center planejado e implantado pela Digicomp começou a funcionar em setembro de 2009, em plena conformidade de prazo e especificações. “Na segunda-feira, os funcionários chegaram para trabalhar e comentaram que não haviam percebido nenhuma alteração. Significa que foi possível fazer uma mudança enorme e não impactar a rotina, nem a produtividade. É a confirmação do sucesso.” (Wagner Fontes, gerente de Infraestrutura e Produção/Banco Rural)


Data Center – Bonsucesso

Digicomp amplia as instalações do Banco Bonsucesso implantando um novo Data Center

SOBRE A EMPRESA

 

O BANCO BONSUCESSO S/A é parte importante do GRUPO BONSUCESSO – um conglomerado de empresas atuantes no mercado financeiro e no comércio varejista de automóveis, consórcio, corretora de seguros, dentre outros negócios.

Constituído inicialmente pela Bonsucesso Financeira, em 1992, para atuar no financiamento de veículos junto ao braço comercial do Grupo, o Bonsucesso conquistou seu espaço no mercado de forma rápida e inteligente. Após 5 anos consecutivos de bons resultados, a Financeira transformou-se em um Banco Múltiplo com foco na concessão de crédito, passando, então, a operar outros produtos que viabilizassem a continuidade de seu crescimento.

 

NECESSIDADE

 

O Banco Bonsucesso vem crescendo a cada ano e sua infra-estrutura precisa estar 100% disponível para seus clientes, por isto, houve a necessidade da criação de um novo Data Center.

 

SOLUÇÃO IMPLEMENTADA

 

A Digicomp elaborou o projeto para implantação do novo Data Center para o Banco Bonsucesso visando adequar a infra-estrutura aos padrões de disponibilidade, segurança e qualidade exigidos para suportar as aplicações nele processadas.

 

O gerenciamento do projeto foi conduzido pela Digicomp, a qual ficou responsável pela execução dos seguintes projetos:

 

  • Sistema de Climatização;
  • Sistema de Detecção e Combate a Incêndio;
  • Porta Corta-Fogo;
  • Instalação de Motor/Gerador;
  • Distribuição do Cabeamento Lógico no Interior do Data Center;
  • Distribuição de Circuitos Elétricos do Data Center;
  • Distribuição de Iluminação do Data Center;
  • Interligação Elétrica do Data Center;
  • Sistema de Aterramento do Data Center;
  • Sistema de Segurança e Controle de acesso.

 

A engenharia da Digicomp responsável pela obra afirma que um Banco precisa de um sistema de segurança muito eficiente, e diz que ele se baseia em outros sistemas como o de informática, portanto a Digicomp ofereceu tudo o que há de melhor e mais seguro para que não hajam falhas.

 

POR QUE A DIGICOMP?

 

O Coordenador de Patrimônio do Grupo Bonsucesso, Sr. José Luiz Granha, afirma:

 

“Estamos plenamente satisfeitos com todos os serviços prestados pela Digicomp. A equipe demonstrou comprometimento, agilidade, responsabilidade com o cronograma, alta qualidade na execução técnica e um atendimento primoroso.”


Data Center – Paul Wurth

Digicomp conclui a obra de expansão do Data Center da Paul Wurth do Brasil em Belo Horizonte

SOBRE A EMPRESA

 

Desde a sua fundação em 1870, a Paul Wurth, uma simples fabricante de peças mecânicas, se tornou uma empresa de soluções de engenharia de alto nível, com fábrica própria e especializada, localizada em Luxemburgo.

 

Com a evolução dos negócios pelo mundo e a ampliação das fronteiras de mercado, a PAUL WURTH S.A. abriu filiais em vários países, sendo que a primeira delas foi inaugurada no Brasil em Julho de 1977, em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, o maior pólo siderúrgico do Brasil.

 

Atuando basicamente no setor de siderurgia e recentemente no setor de não ferrosos e soluções ambientais, a PAUL WURTH DO BRASIL tem em seu cadastro de clientes especiais e com tratamento personalizado as grandes e médias siderúrgicas brasileiras, onde atuam como parceiros no fornecimento de serviços e equipamentos, sempre com elevado nível de tecnologia e qualidade.

 

NECESSIDADE

 

A Paul Wurth do Brasil precisava expandir suas instalações construindo um novo Data Center em sua filial de Belo Horizonte sem que houvesse interrupção na rotina diária do escritório. Para tanto, o desafio de realocar todo o pessoal enquanto a obra estava sendo realizada foi milimetricamente calculado e agendado com antecedência.

 

SOLUÇÃO IMPLEMENTADA

 

A Digicomp elaborou e conduziu o projeto para implantação do novo Data Center para a Paul Wurth do Brasil. Simultaneamente ao trabalho da empresa, a obra ocorreu sem problemas e sem interrupções. Como não havia espaço suficiente para a execução da obra, foi construído um Data Center provisório no 8º Andar, e as pessoas foram reposicionadas para o local do antigo Data Center. Na seqüência, construímos o novo Data Center no 11º Andar, e aí sim realocamos em definitivo as pessoas e equipamentos. Agora a filial de Belo Horizonte dispõe de um sistema novo, moderno e anti-falhas.

 

Detalhadamente, a Digicomp executou os seguintes projetos:

 

  • Instalação de Piso Elevado;
  • Sistema de Detecção e Combate a Incêndio no 11º Andar;
  • Distribuição do Cabeamento Lógico no Interior do Data Center;
  • Distribuição de Circuitos Elétricos do Data Center;
  • Distribuição de Iluminação do Data Center;
  • Interligação Elétrica do Data Center;
  • Sistema de Aterramento do Data Center;
  • Sistema de Telecomunicações, Backbone de Voz e Dados;
  • Sistema de Segurança e Controle de Acesso no 11º Andar;
  • Instalação de 2 No-Breaks Paralelos/Redundante;
  • Sistema de Monitoramento de Racks e DCs.

 

Dimitry Boczar, CEO da Digicomp, foi o responsável por todo o gerenciamento da obra. Segundo ele: “A construção de um Data Center sem o espaço necessário para a obra impôs uma dificuldade extra ao trabalho, pois tivemos que realocar uma boa parte dos funcionários e seus equipamentos para um local temporário a fim de entregar a obra sem prejuízos de interrupções à empresa. Os trabalhos foram concluídos estritamente dentro do planejado sem que houvesse um dia sequer de atraso nas obras.”

 

POR QUE A DIGICOMP?

 

“A escolha adequada de nossos parceiros é sempre fator crítico de sucesso nos projetos conduzidos pela Paul Wurth. Em projetos internos isso não é diferente.

 

Depois de anos de relacionamento com a Digicomp não tínhamos dúvida de que ela seria a escolha natural para conduzir um projeto tão importante para nós. Desde a consultoria para especificação da solução, passando pela adequação de escopo até a execução da obra, tudo foi pautado pelo profissionalismo e eficiência que já conhecíamos.”

 

Edilson De Almeida, IT Regional Coordinator for Paul Wurth Americas


Data Center – Unimed BH

Digicomp conclui Gerenciamento de Projeto entregando o novo Data Center Unimed-BH

SOBRE A EMPRESA

 

Com mais de 600.000 clientes, a Unimed-BH é hoje a maior operadora de planos de saúde fora do eixo Rio-São Paulo e a oitava maior do Brasil, além de ser referência em qualidade.

 

NECESSIDADE

 

A Unimed-BH vem apresentando um número crescente de clientes, o que tem demandado cada vez mais organização e eficiência de sua área de TI.

 

Um dos objetivos era incrementar e garantir a infra-estrutura necessária para melhor atender a demanda de 600.000 clientes e 4.500 médicos cooperados.

 

SOLUÇÃO IMPLEMENTADA

 

A Digicomp elaborou o projeto para implantação do novo Data Center para a Unimed-BH, visando adequar a infra-estrutura aos padrões de segurança e qualidade exigidos para suportar as aplicações nele processadas.

 

O gerenciamento do projeto foi conduzido pela Digicomp, a qual ficou responsável pelas empresas que executaram os seguintes projetos:

 

  • Arquitetônico;
  • Layout;
  • Piso elevado;
  • Infra Estrutura de Eletrocalhas sob o piso elevado;
  • Distribuição do cabeamento lógico no interior do Data Center;
  • Backbone de Dados;
  • Distribuição de Circuitos Elétricos do Data Center;
  • Distribuição de Iluminação do Data Center;
  • Interligação Elétrica do Data Center;
  • Sistema de Aterramento do Data Center;
  • Diagrama Trifilar e Quadro de Carga do Data Center;
  • Detenção e combate a incêndio;
  • Segurança e controle de acesso.

 

POR QUE A DIGICOMP?

 

“A Digicomp é uma empresa experiente, que consolidou em sua trajetória a marca da qualidade. Qualidade no atendimento de seus clientes e cooperados também é prioridade para a Unimed-BH, por isso a Digicomp foi a escolha natural para gerenciar o projeto do nosso novo Data Center”.

 

Marcionílio Barbosa Sobrinho, Gestor de Tecnologia da Informação da Unimed-BH