Como a Internet das Coisas otimiza a gestão na Indústria 4.0?

Como a Internet das Coisas otimiza a gestão na Indústria 4.0?

A Internet das Coisas (IoT) está se tornando um tema cada vez mais discutido no mundo dos negócios, principalmente no setor industrial, pois trata-se de um conceito que tem o potencial de impactar a forma como vivemos e também a forma como trabalhamos. Mas o que exatamente é a Internet das Coisas? E o que é Indústria 4.0?

Para entender os dois conceitos separadamente e como ambos estão correlacionados, desenvolvemos um post explicativo. Confira!

O que é Internet das Coisas?

No sentido mais amplo, o termo “IoT” (Internet of Things) representa a conexão de praticamente tudo por meio da internet. Ou seja, é estabelecida uma comunicação entre as máquinas e aparelhos eletrônicos para que suas tarefas sejam desempenhadas de forma automatizada e controladas remotamente pelas pessoas por meio da infraestrutura de rede existente.

Isso cria oportunidades para uma melhor integração entre o mundo físico e o mundo virtual, interpretado pelos sistemas de computadores, trazendo maior eficiência, precisão e benefícios econômicos, além da redução da intervenção humana nos processos, é claro.

Ao combinar máquinas, aparelhos eletrônicos e outros dispositivos conectados com um sistema de automatização, é possível coletar dados, analisá-los, manipulá-los e criar uma ação com base nas informações geradas para ajudar alguém a realizar uma determinada tarefa ou aprender sobre um processo.

O que é Indústria 4.0?

Indústria 4.0 é um nome dado para a quarta revolução industrial, que combina a atual tendência de automação com o Big Data e o alto potencial de conexão entre as máquinas para agregar maior tecnologia de fabricação.

Ou seja, além da Internet das Coisas, a Indústria 4.0 conta também com sistemas ciberfísicos, computação em nuvem e computação cognitiva, formando assim uma indústria mais inteligente.

Esse novo modelo de fábricas possui estruturas modulares com sistemas ciberfísicos capazes de monitorar processos criando uma cópia virtual do mundo físico e tomando decisões descentralizadas por conta própria. Já a Internet das Coisas contribui para que esses sistemas ciberfísicos se comunicam e cooperam entre si e com os seres humanos em tempo real.

Como a Internet das Coisa contribui para a indústria 4.0?

A Indústria 4.0 e a Internet das Coisas não são exatamente a mesma coisa, mas possuem uma relação considerável. Afinal, a indústria 4.0 só pode ser possível por meio da Internet das coisas.

A interação entre máquinas, produtos, pessoas, processos e empresas desencadeia mudanças positivas em todos os níveis, gerando excelentes oportunidades para o aumento da competitividade e crescimento das empresas.

Quando esses modelos de excelência operacional forem aplicados, resultarão em melhorias significativas para o tempo crítico de manutenção, redução de custos, prevenção de acidentes e aumento da produtividade com qualidade.

Falar em Indústria 4.0 significa dar maior ênfase ao valor agregado no processo produtivo. Com metodologias mais aprimoradas e sistemas de métricas mais completos, esse novo modelo Industrial será o próximo passo para garantir que os fabricantes revejam, refinem e otimizem seus métodos em tempo real.

Ao adaptar os equipamentos existentes em uma única instalação ou quadrante operacional com sensores de energia não intrusivos, fáceis de instalar e conectados à tela de IoT, será possível criar um ciclo de feedbacks intermináveis e rápido entre pessoas, processos e máquinas.

Com a redução da intervenção humana nos processos e a capacidade das máquinas de se comunicarem entre si, aprenderem sozinhas, autoanalisarem-se, corrigirem suas próprias falhas e tomarem decisões por conta própria, o setor industrial elevará seu potencial produtivo para um novo patamar.

Além da segurança reforçada, os custos poderão ser drasticamente reduzidos, aumentando o potencial lucrativo das empresas. Tudo isso graças a Internet das Coisas.

E você, o que espera da Internet das coisas e da Indústria 4.0? Conta para a gente nos comentários!

Share this post

Comments (0)

  • Miguel Schettini Alhadas Reply

    Boa tarde, qual relação podemos esperar com a construção civil? Lembro que a grande parte de nossas obras ainda trabalham com sistemas construtivos tradicionais ( tijolos, azulejos,etc). Seria possível aplicá-la na Construção civil?

    16/08/2017 at 17:03
    • Digicomp Reply

      Olá Miguel, assim como as indústrias, os edifícios estão se tornando cada vez mais tecnológicos e complexos. A IoT pode ser aplicada na construção civil principalmente no que tange a operação e manutenção do edifício, trazendo de forma clara as informações de utilidades para a mão do gestor predial. Um gestor com informações claras e detalhadas sobre o seu consumo de água, por exemplo, poderá atuar para sanar um eventual desperdício antes da conta do concessionária chegar.
      A antecipação das informações de manutenção de forma preditiva, baseada em análises em tempo real das condições físicas das máquinas de ar condicionado, dá a chance do gestor antecipar uma parada em horário conveniente, sem prejudicar a operação do prédio.

      18/08/2017 at 10:58

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Av Barão Homem de Melo, 4500 - 14º andar – Sala 1420 | Estoril | BH | MG
  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br