Entenda já como funciona o sistema de CFTV

Entenda já como funciona o sistema de CFTV

O número de câmeras de vigilância instaladas no mundo só aumenta e isso demonstra a atual necessidade de segurança, que pode ser alvo de debates quando relacionada à privacidade (como é o caso da China), mas que em empresas é fundamental e obrigatória.

Neste texto explicaremos quais equipamentos são utilizados no circuito fechado de TV (CFTV) e citaremos os principais benefícios que esse sistema oferece para a segurança de uma empresa. No entanto começaremos pelo básico, explicando o que é um sistema de CFTV.

O que é um sistema de CFTV

O CFTV é utilizado para a segurança patrimonial e perimetral, prevenindo vandalismos, oferecendo monitoramento, controle operacional de fluxo de clientes e controle de acesso.

É dito fechado pois as imagens não são liberadas para o público. Para isso, as câmeras são conectadas ponto a ponto (P2P), ponto para multiponto (P2M), em malha ou wireless.

Versões mais simples são constituídas apenas de câmera, cabo e monitor. As mais elaboradas contam com gravadores e opções de interação, como zoom e manipulação da imagem em tempo real.

O item principal em um CFTV são as câmeras, que podem ser basicamente de três tipos: analógicas, digitais ou conectadas à rede.

Quando do tipo analógica gravam as imagens diretamente em fitas. É um método antigo e pouco confiável devido à baixa duração da mídia, que apresenta dificuldade principalmente na procura por imagens e momentos em específico. Não só a câmera como a mídia são consideradas ultrapassadas.

Se digitais, gravam diretamente em computadores com certas taxas de compressão, já que as imagens têm grande tamanho caso uma alta qualidade seja desejada. No momento, com a facilidade de processamento digital de imagens e inteligência artificial, essas câmeras facilitam o uso de reconhecimento em tempo real e de outras funcionalidades.

Câmeras conectadas à rede também são conhecidas por IP câmeras, pois possuem um endereço IP associado a elas. Podem ser tanto analógicas quanto digitais no que se refere às formas de gravação. A grande diferença é que são acessadas de qualquer lugar.

Sistema de CFTV

Em geral, para instalação de um sistema digital completo de circuito fechado de TV, são necessários os seguintes itens:

  • Câmeras: com qualidade de aquisição de imagem de acordo com as necessidades de resolução. Proteções mais robustas são necessárias para ambientes externos, onde existe risco de vandalismo ou ainda se sofrerão intempéries.
  • Cabeamento estruturado: transporta o sinal da câmera.
  • Sistema de gravação de vídeo: NVR, por exemplo, que é digital e passível de integração com sistemas inteligentes.

​Além disso, sistemas fechados de TV podem ser integrados com Building Management Systems (BMS), que já possuem diversas vantagens, fornecendo ainda mais segurança e controle.

Um exemplo de setor crítico que necessita de sistema de CFTV é em empresas que mantêm seus próprios datacenters locais. Para facilitar esse monitoramento veja também as principais características de um projeto de datacenter e entenda mais.

Share this post

Comments (0)

  • David Abs Reply

    Muito interessante esse assunto. Vou ficar acompanhando.

    23/08/2017 at 14:07
  • do bairro de campo grande rio de janeiro Reply

    ótimo conteúdo sempre gosto de conteúdos deste tipo,só achei que mais imagens para ilustrar a situação iria ajudar aqueles que não conehcem as particularidades mas no todo o melhor post da internet é este.

    21/07/2018 at 14:57
  • Amanda Reply

    Preciso de um circuito cftv em BH, obrigada, me ajudou muito!

    06/02/2019 at 02:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Av Barão Homem de Melo, 4500 - 14º andar – Sala 1420 | Estoril | BH | MG
  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br