Entenda o que são os algoritmos preditivos

Entenda o que são os algoritmos preditivos

Estamos em um cenário onde empresas obtém grande quantidade de informação sobre clientes e concorrentes e não sabem muito bem o que fazer com ela. Dessa forma, conhecer algoritmos que favorecem a tomada de decisão é um passo rumo a evolução do modo como negócios são realizados.

Um dos fundamentos dessa evolução é o algoritmo preditivo. Para diferenciar melhor um algoritmo preditivo dos demais e também situar o leitor deve-se explicar o que são algoritmos que “aprendem” e porque os dados iniciais são tão importantes. Convém ressaltar que abordaremos algoritmos preditivos como uma vertente da inteligência artificial, mais em específico do aprendizado de máquina.

Introdução aos algoritmos de aprendizado de máquina

Existem diversos tipos de algoritmos utilizados no treinamento de modelos e análise de dados. Todos eles têm uma coisa em comum, dependem de uma quantidade (e qualidade) de exemplos para extrair conhecimento. Geralmente, quanto maior esse número de exemplos melhor, pois torna o modelo mais adequado à realidade. Essa é uma das características de modelos de aprendizado de máquina.

De forma concisa, esses algoritmos diferenciam-se entre si na forma como utilizam esses exemplos e em como apresentam os resultados (suas saídas). Podemos citar dois exemplos: os algoritmos de regressão e os de predição. Para entender melhor o de predição explicaremos primeiro o de regressão, e isso é mais fácil com um exemplo.

Digamos que se queira saber por quanto devo vender uma casa. Primeiro devemos obter os preços das casas à venda no mesmo bairro juntamente com outras características, como tamanho, vagas de garagem, números de quartos, etc. Treinamos o modelo com esses dados e agora ele está apto a fornecer o preço dessa casa, mesmo que seja uma combinação de características que não foi apresentada ao modelo anteriormente. Essa capacidade de generalizar está presente em diversos modelos de aprendizado de máquina.

Existe uma limitação nesse caso. Se desejarmos saber qual alteração de preços dessa cara durantes os meses o algoritmo de regressão já não serve mais. Para isso utilizamos um algoritmo preditivo.

Algoritmos preditivos

A característica principal de um algoritmo preditivo é que sua entrada é constituída de uma série temporal. Assim, sua saída (ou o resultado) é o que acontece depois dos exemplos apresentados. Por exemplo, se forem fornecidos a um algoritmo preditivo a variação do preço de várias casas durante 3 anos, após o treinamento ele é capaz de fornecer respostas sobre o preço nos meses posteriores. Aqui entra novamente a capacidade de generalizar.

As possibilidade estão nos mais diversos cenários. Eis alguns deles:

  • Gerenciamento de risco: definição do melhor portfólio para maximizar o retorno.
  • Bolsa de ações: valor das ações em função de suas variações mensais.
  • Detecção de fraudes: identificação de candidatos a fraudar baseado em comportamento financeiro.
  • Variação de estoque: necessidade de reposição levando em consideração as vendas dos meses anteriores.
  • Progressão de doenças: com o conhecimento do estado de diversos órgãos é possível prever a evolução de doenças.
  • Operação de equipamentos: demanda operacional baseada em outros indicadores da indústria.
  • Aplicações de TI: demanda operacional dos data centers ou da computação em nuvem em função do tráfego de dados anterior.
  • CRM: evolução do relacionamento com o cliente baseados no volume de vendas e outros indicadores.

Lembra que dissemos que quanto maior a quantidade de exemplos melhor o modelo? Pois este é o grande trunfo do que todos conhecem como Big Data. Juntamente com a capacidade de separar o treinamento de modelos em diferentes clusters, essa tendência atual favorece os modelos preditivos e permite a obtenção de respostas ainda melhores.

As aplicações de algoritmos de aprendizado de máquina são infinitas, desde que existam dados para treinamento. Para que a empresa, independentemente de seu tamanho, esteja no topo, o gestor ou diretor de TI deve acompanhar e estudar essas aplicações. O aprendizado de máquina, no qual está inserido o algoritmo preditivo, e demais modelos de inteligência artificial são o que há de mais recente em tomadas de decisões. Mantenha a atenção nessas tecnologias que sua empresa não ficará para trás.

Conhece mais alguma funcionalidade de algoritmos preditivos? Deixe um comentário no post!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Av Barão Homem de Melo, 4500 - 14º andar – Sala 1420 | Estoril | BH | MG
  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br